Contact Us

Go to Whatsapp website to launch the application

    October 3, 2020

    Harmonização Facial

    A harmonização facial é um conjunto de tratamentos não invasivos que visam o restabelecimento da saúde da pele e músculos da face.

    Como resultado, o rosto fica mais simétrico, a pele com aspecto mais jovem, o sorriso mais luminoso e o olhar mais brilhante.  Além destes benefícios visíveis, conseguimos corrigir para-funções e desequilíbrios musculares, causadores de dores musculares e articulares, espasmos e más-funções como o bruxismo.

    Entre as várias técnicas e métodos, as mais eficazes e seguras são as que utilizam substâncias injectáveis como a toxina botulínica e o ácido hialurónico.  A aplicação destes acontece após a avaliação e o planeamento meticulosos e personalizados.

      

    Preenchimento com Ácido Hialurónico (“Fillers”)

    O que é o ácido hialurónico e qual é a sua utilização nos procedimentos da harmonização facial?

    O ácido hialurónico é uma substância naturalmente presente no corpo humano, responsável pela estruturação e hidratação da pele (e outros tecidos) e cuja produção diminui com o avanço da idade. Esta é uma das principais causas da perda da elasticidade e luminosidade da pele. Como consequência, surgem as rugas e a face fica com aspecto mais cansado.

    A injecção do ácido hialurônico sintético visa contrariar e prevenir este efeito. O preenchimento das rugas com este produto, suaviza as linhas de expressão e hidrata a pele, tornando-a mais flexível e radiosa.  Com a sua aplicação nos lábios podemos desenhar o seu contorno e devolver o seu volume perdido.

    Como é realizado o procedimento?

    Após avaliação e planeamento, administra-se um anestésico local. De seguida o preenchimento é realizado, sem dor, com agulhas finas e finalmente a região é massajada para melhor distribuição do fármaco. Como o ácido hialurónico capta água, é aconselhada a hidratação da pele após este procedimento para maximizar os resultados.

    Pode ser aplicado em qualquer pessoa adulta, quer como prevenção aos 30-35 anos ou em idades mais avançadas, para suavização dos sinais e tonificação da pele.

    Qual é a durabilidade do tratamento?

    Dependendo da qualidade da pele e da região aplicada, o resultado pode durar entre 3 a 6 meses.

    Quais os riscos e efeitos adversos?

    As complicações são raras e na maioria das vezes temporárias. Os principais inconvenientes do tratamento são a hiper-sensibilidade, ruborização e /ou inchaço da área tratada durante um ou dois dias. Em alguns casos podem surgir hematomas ou necrose.

    Contra-indicações:

    Na ausência de estudos clínicos neste sentido, é contra-indicado o seu uso em mulheres grávidas ou na fase de aleitamento, pessoas com doenças auto-imunes ou doentes sob terapêuticas anti-coagulantes.

      

    Aplicação de Toxina botulínica (Botox ®):

    O que é a toxina botulínica e qual é a sua utilização nos tratamentos de harmonização facial?

    Proveniente da fermentação da bactéria Clostridium Botulinum, a toxina botulínica (Botox ® no seu nome comercial) é uma toxina muito potente que provoca relaxamento muscular através de bloqueio da transmissão dos estímulos entre neurónios e músculos. Bloqueia também o impulso nervoso para as glândulas sudoríparas, reduzindo a sudação. 

    A sua principal indicação na medicina dentária é o tratamento de pacientes com hiperactividades e para-funções musculares e suas conseqüências (bruxismo, cefaleias de origem muscular, assimetrias faciais e do sorriso). Além destes benefícios, através da diminuição da actividade dos músculos da face, a pele fica mais lisa, as rugas surgem mais tarde e o rosto fica com aspecto mais suave e descansado.

    Como é realizado o procedimento?

    Após avaliação e planeamento a aplicação é realizada com agulhas muito finas e o produto é depositado directamente no músculo alvo. Os resultados começam a ser evidentes após três dias e o efeito máximo é atingido por volta do 14 º dia. Dependendo da actividade do músculo, o efeito pode durar entre 3 a 6 meses, após este período a toxina pode ser aplicada novamente.

    Quais os riscos e efeitos adversos?

    As reacções alérgicas são raras. Os efeitos adversos mais comuns são o edema e hematoma que desaparecem em 3 a 10 dias. No tratamento de bruxismo pode ocorrer o bloqueio da glândula parótida e consequente diminuição da salivação, efeito que pode durar enquanto a toxina não for processada pelo corpo.

    Contra-indicações:

    Na ausência de estudos clínicos neste sentido, é contra-indicado o seu uso em mulheres grávidas ou na fase de aleitamento, pessoas com doenças auto-imunes ou doentes sob terapêuticas anti-coagulantes.