Contact Us

Go to Whatsapp website to launch the application

    June 30, 2020

    Doenças Periodontais

    As suas gengivas sangram?

    Os seus dentes têm mobilidade ou mudaram de posição?

    Tem mau hálito ou mau sabor na boca?

      

    Gengivite e Periodontite são doenças periodontais que ocorrem em cerca de 75% da população.

      

    O que é a gengivite?

    Trata-se de uma inflamação gengival causada por placa bacteriana, muito frequente e indolor.

    Toda a população apresenta risco de gengivite, caso não tenha eficácia na remoção da placa bacteriana da cavidade oral. A ocorrência de gengivite é mais frequente e prejudicial durante a gravidez e puberdade, em doentes poli-medicados, portadores de próteses dentárias ou reabilitações mal adaptadas. Quando não tratada pode levar a periodontite.

      

    O que é a periodontite?

    É uma doença crónica, em que ocorre destruição irreversível dos tecidos de suporte dentário. Leva à perda dos dentes, podendo afectar toda a dentição adulta e é mais frequente em fumadores, diabéticos, pacientes com doença cardiovascular e pode ainda ser um factor de risco para a doença de Alzheimer. Estudos recentes mostram que a periodontite pode levar ao agravamento da diabetes.

      

    Porque devem as doenças periodontais ser tratadas?

    Quando não tratadas avançam rapidamente para uma situação em que há perda irreversível do suporte dentário, ou seja, da gengiva, ligamento periodontal e osso. Um tratamento precoce previne a necessidade de colocação de implantes dentários e enxertos ósseos.

    O controlo de uma infecção crónica é fundamental para a manutenção da saúde geral. As infecções crónicas levam a mobilidade dentária, alteração da posição dentária e abcessos. Podem causar mau hálito e sensibilidade dentária, aumentam o risco de lesões cariosas e podem levar ao descontrole de doenças sistémicas como a diabetes e a doença cardiovascular.

      

    Como devem ser tratadas?

    Na nossa clínica o departamento de Periodontologia fará um diagnóstico, através de um status periodontal, para o estabelecimento de um plano de tratamento individualizado e direccionado para cada doente.

    Numa fase inicial pretende-se o controlo da placa bacteriana, sendo o paciente instruído para uma melhor higiene oral.

    As consultas articuladas com o Médico Dentista e o Higienista Oral destinam-se à prevenção das doenças periodontais, evitando a perda dos dentes e restabelecendo a saúde oral.

    O tratamento inicia-se com a remoção de placa bacteriana e tártaro através da destartarização, alisamento radicular, polimento das superfícies dentárias e aplicação de flúor para prevenção de lesões cariosas e redução da sensibilidade dentária.

    Após esta fase será determinada a necessidade de tratamentos complementares, como a cirurgia periodontal para eliminação de bolsas, ou a cirurgia muco-gengival para restabelecer a estética do seu sorriso.

      

    A Federação Europeia de Periodontologia recomenda a visita ao Médico Dentista e Higienista Oral duas vezes por ano, com o objectivo de manutenção dos tratamentos efectuados, prevenção adaptada a cada paciente, promovendo os bons hábitos de higiene oral.

      

    A Saúde periodontal é fundamental para uma vida longa e saudável.