Contact Us

Go to Whatsapp website to launch the application

    March 21, 2021

    Oclusão, Dor Orofacial e Disfunção da Articulação Temporomandibular

    Que funções tem a Articulação Temporomandibular (ATM)?

    A ATM permite-nos fazer movimentos essenciais como mastigar, falar, sorrir, deglutir, bocejar. Em média, a ATM é utilizada 2000 vezes por dia. Quando esta articulação dói, estala ou limita a abertura normal da boca estamos perante uma disfunção temporomandibular (DTM).

     

    Quais são as causas da DTM?

    A DTM é multifactorial. O stress, ansiedade, traumatismo da articulação e má oclusão dentária contribuem para um excesso de carga que pode conduzir a dor e inflamação.

     

    Os sintomas/sinais mais frequentes da DTM são:

    ·       Dor no local da articulação;

    ·       Ouvir/sentir estalidos ao movimentar o maxilar;

    ·       Boca presa ou bloqueada;

    ·       Dificuldade em abrir a boca;

    ·       Dor de cabeça, que muitas vezes, irradia para o pescoço e costas;

    ·       “Sentir areias” na articulação;

    ·       Cansaço ou dor nos músculos da mastigação.

     

    O que é a Oclusão Dentária?

    A oclusão dentária diz respeito à forma como os seus dentes se relacionam entre si, uma instabilidade ou sobrecarga na oclusão pode levar a DTM.

    Na oclusão a para-função mais frequente é o Bruxismo que pode manifestar-se em qualquer idade. Existem dois tipos de bruxismo: o excêntrico e o cêntrico (ou vulgarmente “ranger os dentes” e “apertar os dentes” respectivamente).

    O bruxismo, em todas as suas variantes, destrói as peças dentárias e os tratamentos dentários a que o doente foi sujeito e reduz a qualidade de vida.

     

    Qual o papel dos Músculos Cervicofaciais na DTM?

    Os músculos cervicofaciais permitem o movimento da ATM. A sua contração e relaxamento inconsciente permite-nos realizar funções básicas do dia-a-dia como falar, mastigar, sorrir e muito mais. Muitos doentes com DTM, têm também problemas dos músculos cervicais e faciais. A contracção excessiva dos músculos da mastigação, origina uma sobrecarga das ATM, causando stress, o que pode originar um deslocamento do disco intra-atricular para uma posição anormal.

    O stress e a ansiedade são fenómenos que contribuem para uma grande sobrecarga, sobretudo nas cadeias cervicais e músculos mastigatórios.

    O aperto constante das peças dentárias causa tensões prolongadas nos músculos que acabam por ter um efeito negativo, provocando lesões musculares importantes que se traduzem, mais tarde ou mais cedo, em dor, cansaço muscular, cefaleias de tensão, e, por vezes, em zumbidos.

     

    No Albufeira Health Institute ® temos Consultas Médicas dedicadas à Oclusão, Dor orofacial e Disfunção das ATM, assim como uma Fisioterapeuta especialista na área. Conheça a nossa equipa e marque uma consulta hoje!